Janeiro é mês de férias, tempo para relaxar e se divertir. Os roraimenses que optaram por não viajar para outros estados, aproveitam as belezas de Roraima. A ‘Praia Grande’ que fica localizada nas proximidades da Orla Taumanã, é uma dessas opções. O lugar consegue atrair um grande número de banhistas no verão.
Para chegar à praia, é preciso fazer uma travessia pelo Rio Branco, o que gera lucro aos barqueiros que levam as pessoas para o outro lado do rio. O barqueiro Mário Júnior afirmou que o verão é a melhor época para conseguir uma renda a mais. “Apesar do verão ser pouco, é uma renda a mais que a gente ganha para sustentar a família”, ressaltou.
Apesar da Praia Grande ser uma beleza natural do estado, muitas pessoas ainda não têm a consciência de manter o lugar limpo. Banhistas se deparam com lixo por toda a praia, fato que gera desconforto, segundo a administradora Diane Neves. “Aqui na areia tá desse jeito: cheio de lata, lixo, fraldas. Muito lixo! se cada um cuidasse do seu lixo seria ótimo”, apontou Diane.
Com o grande número de pessoas visitando não somente as praias como os balneários, a segurança nestes locais foi reforçada para que não haja risco de acontecer acidentes. Agentes da Defesa Civil estão prestando serviços de guarda-vida nos balneários Polar, Caçari, Caranã e Cauamé localizados em Boa Vista.
Mesmo sendo áreas para diversão, há cuidados que devem ser tomados, especialmente por se tratar de rios e igarapés. A atenção com as crianças deve ser redobrada e é importante que elas não fiquem sem um adulto por perto.
Outro fator preocupante são os Jet skis muito usados em balneários. Os pilotos destes veículos devem respeitar os limites dos banhistas.
Além desses fatores, há o consumo excessivo de álcool. As pessoas têm o costume de ingerir bebida alcoólica e em seguida tomarem banho de rio, o que é um risco de acordo com o secretário municipal de segurança urbana de Boa Vista, Gerson Moreno. Ele aconselha que “as pessoas evitem de se alcoolizar e depois insistir em se banhar”.